domingo, 22 de julho de 2012

Serial Experiments Lain

Olá pessoas!! Após tanto tempo ausente(quase 1 mês) estou de volta e falo sobre esse anime que assisti há pouco tempo. É dos antigos, mas mesmo assim, me surpreendi quando o vi.

Um mergulho no mundo virtual

Em Serial Experiments Lain, vários fatos do cotidiano são abordados, como a influência da internet na vida das pessoas, o quanto a realidade virtual pode interferir em nosso mundo, onde a evolução tecnológica nos levará, entre muitas outras questões que podem ser percebidas se o telespectador prestar bastante atenção e assistir à série algumas vezes. 
É um anime extremamente complexo, deixando algumas vezes até as pessoas mais perspicazes sem entender o que está acontecendo.

Vamos à História

A trama tem início após uma tragédia: uma adolescente vai até o alto de um prédio e se suicida, jogando-se lá de cima. Seu nome é Chisa Yomoda, e na escola onde estudava, após algum tempo todos já sabiam da sua morte. É aí que começa a história de Lain, a protagonista da série. Ela entra na sala de aula e vê uma das alunas chorado. Logo suas amigas explicam que o motivo do choro é um e-mail que algumas pessoas receberam de Chisa (só há um problema, a mensagem foi mandada após a morte da garota). 

Lain é uma garota pouco sociável e quase sem amigos, por isso, nunca se dá ao trabalho de verificar seu e-mail, pois sabe que nunca há mensagens lá. No entanto, ela fica curiosa e decide verificar seu correio eletrônico. Para sua surpresa, existe uma mensagem de Chisa. Ela diz que ainda está viva, só que dentro do mundo virtual e que não se trata de uma mensagem falsa como muitos dizem na escola, mas sim da prova que isso pode acontecer. Segundo Chisa, nesse mundo é possível encontrar Deus. A partir daí, Lain fica obcecada pela menina morta, sempre esperando se comunicar mais uma vez. Conforme o tempo passa, a menina muda e fica cada vez mais fanática por este suposto mundo onde é possível viver após a morte. O resultado é uma mudança surpreendente em sua vida.

A mudança que vemos na personagem Lain é algo impressionante: de uma "garotinha" simples e desinteressada, ela passa a ser uma garota completamente diferente, que tenta interagir com tudo e com todos.

É um anime que recomendo à todos, visto que assumiu o posto de um dos melhores animes da década de 90, juntamente com Neon Genesis Evangelion

Ficha Técnica:

  • Realizador: Ryutaro Nakamura
  • Desenho das personagens: Takahiro Kishida
  • Autor: Yoshitoshi Abe
  • Música: Reiichi CHABO Nakaido
  • Ano de lançamento: 1998

Um comentário: